SOBRE

1. Sistema Ipecedata

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) é uma autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (SEPLAG). Este Instituto tem a missão de “Propor políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do Ceará por meio da geração de conhecimento, informações geossocioeconômicas e da assessoria ao Governo do Estado em suas decisões estratégicas”. Almejando desempenhar de forma mais consistente sua missão institucional o IPECE desenvolveu, e disponibiliza para a sociedade, o sistema IPECEDATA, que consiste em uma ferramenta inovadora, capaz de consolidar, monitorar e realizar análises integradas de indicadores geossocioeconômicos com o objetivo de gerar conhecimento sobre diversos aspectos inerentes ao Estado do Ceará. O IPECEDATA é um Sistema web de indicadores geossocioeconômicos que possibilita a consulta e análise sobre diversos temas relativos ao Estado do Ceará e seus municípios, permitindo o acesso aos dados de forma eficiente auxiliando o planejamento e a tomada de decisão. O sistema contém os módulos relativos ao Painel Dinâmico, Anuário Estatístico do Ceará, Perfil Municipal e Perfil Regional, consentindo a análise de indicadores em nível de Estado, regiões e municípios.

1.1. Painel Dinâmico

Este módulo do sistema IPECEDATA possibilita o acesso aos indicadores por abrangência geográfica (município, região de planejamento, região metropolitana e Estado) e periodicidade anual. Os indicadores foram classificados em 26 dimensões e 90 temas, consentindo-se, desse modo, a consulta estruturada aos dados, a geração de mapas temáticos e a exportação dos indicadores em vários formatos (*.pdf, *.xls, *.csv, entre outros). Neste módulo podem-se, ainda, consultar “dashboards” que retratam diversos aspectos geossocioeconômicos do Ceará.

1.2. Anuário Estatístico do Ceará

O Anuário Estatístico do Ceará é um documento produzido anualmente pelo IPECE, onde são disponibilizados dados e informações sobre as características geográficas, demográficas, sociais, econômicas e políticas do Estado do Ceará e seus municípios. O módulo desenvolvido no sistema IPECEDATA possibilita o acesso ao Anuário Estatístico de forma interativa, uma vez que o Anuário é composto por tabelas dinâmicas, permitindo consultas estruturadas e filtros aos dados.

1.3. Perfil Municipal

O Perfil Municipal apresenta uma visão panorâmica sobre diversos aspectos geossocioeconômicos dos 184 municípios que compõem o Estado do Ceará. O Perfil Municipal corresponde a um relatório dinâmico composto por tabelas, gráficos e mapas interativos, subsidiando, desse modo, por meio de indicadores socioeconômicos e geográficos, o planejamento municipal.

1.4. Perfil Regional

O Perfil Regional exibe um panorama contendo indicadores socioeconômicos e geográficos de cada uma das 14 regiões de planejamento que compõem o Estado do Ceará. O Perfil Regional é composto por um relatório dinâmico contendo tabelas, gráficos e mapas interativos, auxiliando, desse modo, por meio de indicadores geossocioeconômicos, o planejamento regional.

2. Catálogo de Indicadores

Esta seção apresenta o catálogo de indicadores que compõem o Sistema IPECEDATA, que conta atualmente com um quantitativo de 17.756 indicadores geossocioeconômicos. Nos links a seguir pode-se consultar os referidos catálogos para cada Dimensão, os quais apresentam informações relativas à: Dimensão, Tema, Nome do Indicador, Abrangência Geográfica, Frequência, Período, Unidade de Medida e Fonte.


DIMENSÕES

01 - Território   02 - Demografia   03 - Educação
04 - Saúde   05 - Previdência Social   06 - Eleições e Representações
07 - Justiça e Segurança   08 - Trabalho e Rendimento   09 - Renda, Pobreza e Desigualdade
10 - Índices de Desenvolvimento   11 - Cultura   12 - Recursos Hídricos
13 - Energia   14 - Habitação   15 - Saneamento
16 - Transporte   17 - Comunicações   18 - Agropecuária
19 - Indústria   20 - Comércio   21 - Serviços
22 - Turismo   23 - Intermediários Financeiros   24 - Índices Financeiros
25 - Contas Regionais   26 - Finanças Públicas


3. Equipe Técnica

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
Camilo Sobreira de Santana - Governador
SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO (SEPLAG)
Francisco Queiroz Maia Júnior - Secretário
INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ (IPECE)
Flávio Ataliba Flexa Daltro Barreto - Diretor Geral
GERÊNCIA DE ESTATÍSTICA, GEOGRAFIA E INFORMAÇÃO
Marília Rodrigues Firmiano
COLABORAÇÃO:
Ana Cristina Lima Gouveia Soares
Claudia Maria de Pontes Viana
Cleyber Nascimento de Medeiros
Fátima Juvenal de Sousa
Kathiuscia Alves de Lima
Margarida Maria Sérgio do Nascimento
Marília Rodrigues Firmiano
Mário César Alves de Aragão
EMPRESA CONTRATADA:
Nova Via - Tecnologia e Mobilidade